Ansiedade Generalizada TAG
Ansiedade Generalizada TAG

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) pode definir basicamente por uma preocupação ou ansiedade demasiada, na qual, a pessoa sofre de expectativa apreensiva e excessiva com motivos desproporcionais ou injustificáveis. O estado de ansiedade generalizada pode confundir a visão que a pessoa tem de si mesma, e do que acontece no ambiente. Algumas pessoas apresentam medos difusos, outros têm preocupações bem específicas e passam a sofrer intensamente, pois o foco dos pensamentos refere a dificuldades reais e imaginárias. Portanto, não conseguem encontrar uma solução, tomar uma decisão ou de atuar de forma decidida, viver com paz e tranqüilidade.
A ansiedade generalizada pode ser acompanhada por sintomas físicos, e causar dificuldades pessoais, sofrimento psíquico, prejuízos na vida social, afetar as relações familiares, no trabalho, nos estudos da pessoa.
A pessoa apresenta dificuldades de fixar no momento presente voltando os pensamentos em direção ao futuro, porém um futuro indesejável.
O sofrimento da pessoa ansiosa crônica é bastante elevado. Freqüentemente observa-se que as queixas somáticas da ansiedade, com o tempo podem gerar um estado transtorno misto de ansiedade e depressão, com prejuízos emocionais e fisiológicos, ou seja tanto a mente como o corpo podem padecer.
Outros problemas podem surgir em decorrência da TAG, como ataque de pânico, abuso de drogas ansiolíticas e até de álcool.
É uma miríade de sintomas presentes na TAG e muitas vezes pessoais, a pessoa pode apresentar sintomas de ansiedade, preocupações crônicas e falta de controle sobre estas preocupações, sudorese excessiva, transtornos gastrointestinais, cefaléia, tensão muscular, fadiga, sensação de cansaço com facilidade e contínuo, dores musculares, dores ou queimação no estômago, taquicardia, tontura, formigamento e alterações do apetite, boca seca, mãos ou pés úmidos, enjôos, náuseas, diarréia, aumento da freqüência urinária, dificuldade de engolir ou sensação de um bolo na garganta, assusta-se com facilidade e de forma mais intensa, sintomas depressivos, dificuldade para relaxar, sensação de que está no limite do nervosismo, dificuldade de concentração, freqüentes esquecimentos, irritabilidade, dificuldade para adormecer, sono insatisfatório, dificuldade para respirar, falta de ar, sensação de que está se afogando, rajadas de calor ou de frio, gastrite e até mesmo a pressão pode subir.
O diagnóstico de ansiedade generalizada se realiza, quando os sintomas ansiosos causam sofrimento clinicamente significativo. Também quando se elimina a ocorrência de outros transtornos mentais: como da ansiedade, pânico, fobia social e a exclusão da possibilidade de estar sendo causado por alguma substância ou doença física.
Diferente da ansiedade normal, na qual, a preocupação e ficar ansioso são necessários para a boa adaptação individual à sociedade e ao ambiente. Uma coisa é a preocupação que ajuda a enfrentar e resolver os problemas, outra é a preocupação que paralisa, não resolve o problema e ainda o aumenta.
A ansiedade crônica acontece quando o estado de ansiedade excessiva persiste continuamente na maioria dos dias por mais de seis (6) meses.
O transtorno de ansiedade generalizada costuma ser crônico, duradouro e com pequenos períodos de remissão dos sintomas, levando o paciente a sofrer em estado de ansiedade elevada, até mesmo durante anos.
A maioria das preocupações se refere à família, questões econômicas, trabalho, doenças, e relacionamentos com outras pessoas.
O preocupado crônico costuma estar em estado de alerta, pronto para fugir, mas freqüentemente não existe nada que possa ter o comportamento de fuga. Geralmente a pessoa preocupa-se com o que pode acontecer e ou com a preocupação com a própria preocupação.
A ansiedade generalizada também pode servir para distrair de acontecimentos do passado que foram muito tristes, assim a pessoa substitui uma preocupação que seria muito mais difícil de lidar, por outra mais superficial.
A TAG, transtorno de ansiedade generalizada é diferente da ansiedade comum e uma das formas de diferenciar a ansiedade generalizada da ansiedade normal é através do tempo de duração dos sintomas.
A ansiedade normal se restringe a uma situação específica, em que a pessoa tende a adaptar-se e tolerar melhor a tensão, diminuindo o grau de desconforto com o tempo.
Enquanto que a ansiedade generalizada, a pessoa permanece apreensiva, tensa, nervosa por um período superior a seis meses, ainda que tenha um motivo para estar ansiosa.
O fato dos sintomas da TAG se parecer com os sintomas do transtorno do pânico exigem um procedimento para a distinção deste, pois no transtorno do pânico, têm-se o surgimento de agorafobia. Na ansiedade generalizada não existe crises, mas estados permanentes e prolongados de desconforto ansioso.
O que caracteriza a TAG transtorno de ansiedade generalizado é a preocupação excessiva, a pessoa considera difícil controlar a ansiedade e a preocupação. Estas preocupações se impõem na consciência da pessoa a tal ponto, que ela não consegue se desligar das mesmas, e muitas das vezes desproporcionais ao problema, ou seja, situações simples como diferentes atividades e eventos do dia dominam a mente da pessoa.
Muitas pessoas relatam que os sintomas começam no início da vida adulta, a partir do momento que assumem maiores responsabilidades. Porém não existem meios de prever quando isso acontecerá.
A TAG geralmente acomete mais as mulheres do que os homens. A ajuda de um especialista se faz necessário, já que o estado de ansiedade perturba a visão que a pessoa tem a respeito de si mesma.